O jornalista Frederico Duarte de Carvalho lança este sábado, 8 de Maio, pelas 16 horas, na Esplanada Azul da Feira do Livro de Lisboa, o livro “Estado de Segredos”, editado pela RCP Edições e apresentado por Carlos Narciso.
Assente na análise de documentos públicos e confidenciais, nacionais e estrangeiros, o livro traz novos indícios que “comprovam que a embaixada norte-americana, em Lisboa, soube, antecipadamente, da preparação da revolução de 1974” e conseguiu influenciar o curso dos acontecimentos até à eleição de António Ramalho Eanes, através do então embaixador Frank Carlucci e dos seus “amigos” no PS.
Nesta viagem pela História contemporânea – que é também um apelo à manutenção da memória nas redacções –, Frederico Duarte Carvalho determina um fio condutor que se inicia com os conflitos que marcaram as origens do regime democrático, passa pela crise governamental de finais de 2004 e vai até aos escândalos financeiros, políticos e judiciários das últimas décadas: “Fundo de Defesa do Ultramar”, “Camarate”, “GAL”, “Irangate”, “Moderna”, “Casa Pia”, “BPN” ou “Face Oculta”.
No prefácio, Carlos Narciso afirma que “estas páginas relatam uma teia de factos, aparentemente desconexos, mas que podem, afinal, estar relacionados. É esse exercício que aqui se propõe. Em nome de quê? Em nome da Liberdade”.
Frederico Duarte Carvalho nasceu no Porto, a 27 de Agosto de 1972, frequentou a Escola Superior de Jornalismo e começou por estagiar n’“O Primeiro de Janeiro”, de onde transitou para o semanário “Tal & Qual” e, mais tarde, para a revista “Focus”, onde foi editor da secção de Política.
É autor de vários livros: “Vítor Baptista – O Maior” (1999); “Capitão Roby” (2000); “Eu Sei Que Você Sabe – Manual de Instruções para Teorias da Conspiração” (2003); “Poeta e Espião” (2005), “Abril Sangrento” (2005); “A Mensagem Brown” (2006) e “O Enigma da Praia da Luz” (2008).
Sem comentários:
Enviar um comentário