segunda-feira, 18 de maio de 2009

Exposição europeia de cartoons no Rossio

A exposição de cartoons “Diálogo Intercultural”, organizada pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI) com a colaboração do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), será inaugurada amanhã, pelas 18 horas, na Estação do Rossio, em Lisboa.

Composta por 134 desenhos e inserida na Semana da Diversidade do ACIDI, esta mostra integra obras de artistas de 23 países europeus, tão diversos entre si como Alemanha, Azerbaijão, Bulgária, Espanha, Finlândia, Grécia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia ou Turquia, sendo a nação euro-asiátiaca aquela que conta com o maior número de desenhos patentes.

Em comum, estas ilustrações têm a participação na segunda edição do Concurso Europeu de Cartoon, uma iniciativa do MNI cujo catálogo da primeira edição, em 2007, foi reconhecido como "o melhor produto de informação da União Europeia” sobre a temática da discriminação.

O catálogo deste ano conta com os 134 trabalhos seleccionados pelo júri para a mostra e contém ainda um prefácio de Jorge Sampaio, na qualidade de Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.

Durante a sessão inaugural serão entregues os prémios aos vencedores do concurso: o turco Musa Gumus, (1.º prémio e uma menção honrosa); o italiano Alessandro Gatto (2.º prémio); e o finlandês Heino Partanen (3.º prémio). Há ainda menções honrosas para Luc Vernimmen (Bélgica), David Vela (Espanha), Cristian Topan, Mihai Ignat e Pavel Constantin (Roménia) e Ahmet Aykanat e Oguz Gurel (Turquia).

A exposição “Diálogo intercultural” estará patente ao público até 5 de Junho e a entrada é gratuita.

Sem comentários: