quinta-feira, 28 de maio de 2009

“Jogos Africanos” de Jaime Nogueira Pinto

O escritor português Jaime Nogueira Pinto autografou hoje, em Luanda, a segunda edição do seu último livro intitulado "Jogos Africanos" que retrata a história dos conflitos em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau nos últimos 30 anos.

O livro de 544 páginas, que já foi apresentado em Lisboa, em Novembro passado, vai na sua terceira edição, mas o escritor aproveitou a sua passagem por Luanda, por ocasião da realização do quarto raide automóvel que hoje terminou na província angolana do Kwanza-Sul, para autografar a segunda edição na capital angolana.

Numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural Chá de Kaxinde, editora com o mesmo nome e assistida por dezenas de leitores, entre políticos, governantes, diplomatas e público em geral, Jaime Nogueira Pinto manifestou a sua gratidão pela receptividade que o livro teve em Angola.

"Jogos Africanos é um livro que tem muita matéria e história dos angolanos últimos 30 anos, então entendeu-se que era útil e que até foi o general João de Matos (antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas) que sugeriu há tempos que o autografasse aqui e aproveitei exactamente esta vinda cá para fazer esta apresentação e falar um bocado do livro para estas pessoas de Angola", salientou Jaime Nogueira Pinto.

Em declarações à Agência Lusa, o escritor afirmou que o livro conta a sua experiência sobre os conflitos de Angola, Moçambique e da Guiné-Bissau, começando em 1974 e acabando em 2002, com o fim da guerra civil em Angola.

"Esse é o conteúdo do livro que de certo modo reproduz muito a minha experiência pessoal e o conhecimento que fui tendo de várias pessoas e participantes nesses conflitos", frisou.

O autor, que considera o livro "essencialmente de história contemporânea", publicou cerca de uma dezena de títulos, como "Portugal: os anos do fim", "A direita e as direitas", "A introdução à política" em vários volumes e mais recentemente uma biografia de Oliveira Salazar, intitulada "Salazar o outro retrato".

Nogueira Pinto já tem no prelo e promete lançar em Junho uma biografia do contestável "D. Nuno Alvares Pereira".

O também professor universitário que conta com várias obras sobre ciências políticas confessou não se ter sentido "surpreendido" com a afluência considerável dos leitores angolanos ao seu livro, mas gostou que a obra tenha despertado "bastante interesse".

"O livro vai na terceira edição, mas os exemplares que estão aqui à venda são da segunda. É sinal que é um livro que está a ter uma boa repercussão e a suscitar interesse público", afirmou.

O livro está a ser vendido ao preço único de 3600.00 kwanzas, o equivalente a 37 euros.

Sem comentários: