A poucos dias do fecho da edição deste ano do Festarte, os representantes da Croácia, México, Estados Unidos da América e Rússia continuam a desenvolver várias actividades em vários espaços do concelho.
A manhã do próximo sábado, dia 1 de Agosto, será preenchida com o Encontro Internacional de Etnografia e Folclore, iniciativa terá lugar a partir das 9 horas da manhã na sede do Rancho Típico da Amorosa, Rua Óscar da Silva, 146 – Leça da Palmeir (Matosinhos – Portugal).
À hora do almoço os participantes no Festarte 2009 serão os convidados do “Dia das Famílias”. Trata-se de um almoço oferecido pela população do concelho, que irá receber em casa os participantes no Festarte.
O presidente do Festival, Raul Neves, refere a este propósito: “Pretendemos que este intercâmbio seja, sobretudo de amizade e de conhecimento de “novos” valores culturais”.
No sábado haverá ainda o XX Festival Internacional de S. Mamede de Infesta. O programa inclui recepção oficial na Junta de Freguesia de S. Mamede de Infesta (18 horas), desfile etnográfico (21 horas) e início do festival (21h30).
Além dos ranchos organizadores e grupos estrangeiros, a iniciativa conta com a participação do Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Velho (Alentejo), Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila (Coimbra), Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo), Rancho Folclórico dos Moleanos (Alcobaça) e Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela (Viana do Castelo).
A Feira de Artesanato que tinha vindo a decorrer no adro da Igreja de Leça da Palmeira termina na noite deste dia.
O Festarte/2009 encerra no próximo domingo com novo festival de folclore e que conta com a participação Rancho Folclórico Camponeses da Beira Rio (Murtosa), Grupo de Danças e Cantares de Carregoso (Viseu) e Grupo Regional Moreira da Maia (Maia). A estes juntam-se os grupos estrangeiros e os organizadores deste festival.
Esta iniciativa terá lugar no Parque Basílio Teles (em frente à Câmara Municipal de Matosinhos) a partir das 15 horas.
Após o jantar, a EB 2,3 de Leça da Palmeira acolhe o baile folk de despedida e que serve igualmente de encerramento das oficinas de dança.
Sem comentários:
Enviar um comentário