terça-feira, 20 de outubro de 2009

"Operação Dominó" de Luís Miguel Ricardo

O Alentejo e o Maine, nos EUA, mais ligados do que nunca... Qual o motivo? E por que razão uma turma das Novas Oportunidades do interior alentejano está na base de uma complicada trama de relações mais ou menos sinuosas?... Venha descobri-lo em Operação Dominó.

O novo romance de Luís Miguel Ricardo vai ser lançado, oficialmente, no próximo sábado, dia 24 de Outubro, às 17 horas, na Biblioteca Municipal de Beja.

Operação Dominó, assim se chama o livro, será apresentado por Jorge Serafim, humorista e contador de histórias.

Antes disso, na 6ª feira, na Biblioteca Municipal de Ferreira do Alentejo, a partir das 21 horas, será feita uma pré-apresentação do livro.

Entrada livre e altamente aconselhável.

Luís Miguel Ricardo nasceu a 25 de Junho de 1973, em Ferreira do Alentejo.Licenciado em Filosofia da Cultura e Formação Educacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Pós-Graduado em Ciências Criminais pela Universidade Moderna.

Entre 1997 e 2000, foi Director das publicações “Fazedores de Letras” e “Éthos, Revista de Letras”. Actualmente, é colaborador assíduo no Jornal de Ferreira.

Da sua carreira no campo das letras criativas destacam-se dois segundos lugares em concursos literários nacionais e a publicação de um livro na modalidade de romance: Prémio Literário Lindley Cintra, promovido pela Faculdade de Letras de Lisboa, em 1996, com o conto “Enigma Final”; Prémio Nacional Literário Fialho de Almeida, em 2005, promovido pela Câmara Municipal de Cuba, com o título “Fado Sambado”; O livro “Ritos do Desespero” publicado em 2006, pela editora Campodosmedia.

O romance...

A pacatez de uma aldeia do interior alentejano é subitamente abalada por um crime de contornos vingativos. Com uma vítima mortal e um suspeito em fuga, a equipa da O.S.I.C. (Organização Secreta de Investigação Criminal) entra em campo. O que, à partida, parecia um delito de fácil resolução revela-se, com o avançar das pesquisas, numa complexa e perigosa teia de coincidências e equívocos premeditados. O desenrolar da trama alterna entre dois cenários principais: um Alentejo profundamente rural e a região de New England, nos Estados Unidos da América.

Um romance policial de rosto humano a não perder!

A opinião de Jorge Serafim...

Em “Operação Dominó”, mais do que o deslindar de um crime, Luis Miguel Ricardo deslinda pessoas. Débeis seres humanos feitos e refeitos na rudeza dos dias, aonde a mais banal das ocorrências se traduz nas únicas conversas possíveis.

Aonde a dor e a alegria de uns se materializa eternamente na voz de outros. Enquanto leitores, estamos situados num interior do país que o autor propositadamente, desprovido de quaisquer artifícios de linguagem, põe a cru… O do interior das pessoas que vivem fragilizadas de existirem apenas na geografia que os viu nascer, crescer e morrer.

1 comentário:

Luís Miguel Ricardo disse...

Boa Noite.
foi com surpresa que encontrei esta notícia sobre o lançamento do meu 2º romance. obrigado caro Orlando. Já aconteceu ... já nasceu ... agora é aguardar que floresça no árido jardim das letras ...