sábado, 27 de março de 2010

World Press Cartoon em Sintra

Entre 17 de Abril e 4 de Julho, o Sintra Museu de Arte Moderna acolhe a exposição de 400 trabalhos do World Press Cartoon, logo após a habitual cerimónia de entrega de prémios aos melhores trabalhos realizados em 2009, marcada para 16 de Abril.

Actualmente na sexta edição, o World Press Cartoon recebeu este ano um total de 878 trabalhos de 429 autores, publicados em 429 jornais e revistas de 77 países, dos quais 531 obras em plena conformidade com o regulamento e que foram apreciadas por um júri internacional durante o mês de Fevereiro.

“Quem visita o salão vai poder ver uma selecção dos melhores desenhos de humor publicados pela imprensa em todo o mundo durante o ano de 2009”, afirmou o cartoonista António Antunes, um dos organizadores do evento, considerando “muito gratificante” o “reconhecimento generalizado da qualidade do salão” e dos restantes eventos que lhe estão associados.

De entrada livre, a exposição poderá ser visitada todos os dias (excepto segundas-feiras e o feriado de 1 de Maio), das 10 às 18 horas. Em paralelo será inaugurada uma retrospectiva da obra de Tomás Leal da Câmara (1876-1948), um dos autores mais marcantes do desenho de humor em Portugal, que ficará patente até final de Outubro.

sábado, 20 de março de 2010

Prémio “Direitos Humanos e Integração”

As candidaturas ao Prémio de Jornalismo “Direitos Humanos e Integração”, atribuído anualmente pela Comissão Nacional da UNESCO e pelo Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS), estão abertas até 30 de Abril, podendo concorrer trabalhos de imprensa, rádio e meios audiovisuais.

Ao galardão podem candidatar-se profissionais da comunicação social que tenham publicado ou difundido trabalhos originais, em Portugal, entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2009.

Os trabalhos podem versar temas nacionais ou estrangeiros e, independentemente da nacionalidade do(s) seu(s) autor(es), devem ser apresentados em português.

Os candidatos, individuais ou colectivos, podem participar com mais de um trabalho, tendo os prémios o valor pecuniário de 3000 euros em cada categoria.

O júri - composto por Guilherme d’Oliveira Martins, Carlos Vaz Marques e Carla Baptista – dará a conhecer no início de Junho os três trabalhos nomeados para cada uma das categorias, sendo os premiados anunciados a 15 do mesmo mês, em cerimónia pública a realizar no Palácio Foz, em Lisboa.

Seminário sobre violência doméstica

De 13 a 30 de Abril, todas as terças, quartas, sextas das 9h30 às 13h30, o Cenjor acolhe a segunda edição do seminário “Violência: qualificar, prevenir e intervir”, que visa proporcionar formação avançada sobre a problemática da violência em ambientes domésticos a jornalistas e colaboradores da Comunicação Social.

Realizado em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) – em cujas instalações decorre uma sessão no sábado 17 de Abril –, este seminário gratuito tem uma duração total de 40 horas, abordando temas como Igualdade de Género, Competências de Comunicação e Relação Interpessoal, Violência Doméstica, Princípios da Intervenção, A lei e o combate à violência doméstica e Boas práticas profissionais.

No final do seminário será atribuído um certificado de formação profissional aos formandos que tenham participado em todas as sessões, sendo ainda distribuída durante o curso diversa documentação de apoio e que se poderá revelar útil no desempenho da actividade profissional, sempre que o jornalista lidar com vítimas de violência doméstica.

Para mais informações e inscrições, contactar Helena Rodrigues, do Cenjor, através do e-mail hsilva@cenjor.pt, do telefone 218 855 008) ou do fax 218 852 900.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Jornalista Carlos Pinto Coelho é agraciado
amanhã, em Lisboa, pelo governo francês

O jornalista Carlos Pinto Coelho recebe, sexta-feira, 19 de Março, as insígnias de Oficial da Ordem das Artes e das Letras da República Francesa, que lhe serão atribuídas pelo embaixador de França em Portugal, Denis Delbourg, durante uma recepção no Palácio de Santos, em Lisboa.

A comenda visa distinguir a carreira do repórter que divulgou importantes nomes das letras francesas em Portugal e que, ao longo dos tempos, tem dado um importante contributo para o reforço dos laços culturais e de amizade entre os dois países.

Entre outras iniciativas, Carlos Pinto Coelho moderou, há dois anos, os Estados Gerais do Multilinguismo na Universidade da Sorbonne, em Paris, evento que juntou os 27 ministros da Cultura da Europa.

A Ordem das Artes e das Letras existe desde 1957 e é uma condecoração atribuída pelo Ministério da Cultura francês, tendo os graus de cavaleiro, oficial e comendador.

Entre as personalidades portuguesas que já receberam esta distinção figuram a fadista Amália Rodrigues, o realizador Manoel de Oliveira, os escritores António Lobo Antunes e Agustina Bessa Luís ou o pintor Júlio Pomar.

A escritora Lídia Jorge e o ensaísta Eduardo Lourenço receberam o grau de oficial, e a fadista Mísia, o Nobel da Literatura José Saramago e a actriz Maria de Medeiros o grau de cavaleiro.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Valorsul distingue jornalismo de ambiente

As candidaturas ao Prémio Valorsul – Jornalismo por um Melhor Ambiente, que visa galardoar trabalhos jornalísticos que representem uma importante contribuição para boas práticas ambientais e para um desenvolvimento sustentável, estão abertas até 15 de Junho.

O prémio, atribuído pela empresa Valorsul em parceria com o Clube de Jornalistas, é aberto a trabalhos publicados na imprensa, Internet, televisão e rádio entre 31 de Maio de 2009 e 15 de Junho de 2010 por jornalistas portugueses ou estrangeiros portadores do título profissional.

O júri é composto pelo presidente da Comissão Executiva da Valorsul, João Figueiredo, por Luísa Pinheiro, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Cândida Rocha, da Associação Portuguesa de Engenheiros do Ambiente, Carlos Barbosa de Oliveira, da direcção do Clube de Jornalistas, Dina Soares, jornalista da Rádio Renascença e membro do Clube de Jornalistas, e pelo jornalista da TSF José Milheiro, vencedor de uma menção honrosa no Prémio Valorsul 2009.

Os jurados vão avaliar a qualidade e relevância dos trabalhos candidatos no incentivo a práticas mais ecológicas e à sustentabilidade ambiental. O melhor trabalho será premiado com 10 000 euros, podendo ser atribuídas menções honrosas a outros trabalhos considerados relevantes, cada uma no valor de 2500 euros.

Uma das novidades é a criação de um blogue (http://premiojornalismovalorsul.blogs.sapo.pt) que visa uma maior interacção entre os interessados nos temas de jornalismo e de ambiente, funcionando também como veículo de transmissão de notícias sobre o galardão.

Mais informações sobre o prémio, o regulamento completo e a ficha de candidatura estão disponíveis no site da Valorsul.

Inscrições para os Prémios Gazeta 2009

Os trabalhos concorrentes aos Prémios Gazeta (Portugal), atribuídos anualmente pelo Clube de Jornalistas, devem ser entregues até 30 de Abril, podendo o júri avaliar e distinguir outras peças difundidas nos média que não tenham sido submetidas ao concurso.

Os galardões a que os interessados se podem candidatar são o Grande Prémio Gazeta, no valor de 20 000 euros, o Prémio Revelação, no valor de 5000 euros, e o Prémio Nacional de Imprensa Regional, que é constituído por um troféu, à semelhança do Prémio Gazeta de Mérito, que o júri pode atribuir a jornalistas profissionais ou a colaboradores permanentes de órgãos de comunicação social sem carteira.

O Grande Prémio Gazeta caberá ao jornalista profissional autor do(s) melhor(es) trabalho(s) produzido(s) no ano anterior em todo o universo dos média, enquanto ao Prémio Revelação podem concorrer trabalhos de imprensa, rádio, televisão e foto-reportagem de jornalistas com título profissional ou equivalente com o máximo de 30 anos de idade e dois de profissão.

A qualquer das categorias o concorrente poderá apresentar um máximo de três trabalhos.Ao Prémio Nacional de Imprensa Regional podem concorrer todos os órgãos de comunicação social que se integrem naquela categoria e tenham periodicidade pelo menos mensal.

Os Prémios Gazeta – que evocam, na sua designação, o primeiro jornal português, a “Gazeta”, cuja publicação se iniciou em 1641 – serão entregues em sessão pública até final do mês de Junho. O regulamento completo pode ser consultado no site do Clube de Jornalistas.

sábado, 13 de março de 2010

Livro debate papel do jornalismo televisivo

Provocar o debate sobre a importância do jornalismo televisivo para a construção social da realidade e para a procura do conhecimento é um dos objectivos do livro “As Notícias nos Telejornais”, de Nuno Goulart Brandão, que será apresentado a 22 de Março, pelas 18h30, no El Corte Inglés, em Lisboa, pelo jornalista e professor universitário Jacinto Godinho.

Fruto de dez anos de investigação, a obra publicada pela Guerra e Paz analisa os telejornais dos três principais canais de televisão portugueses – RTP1, SIC e TVI –, concluindo que o jornalismo televisivo tende, cada vez mais, a condicionar os seus conteúdos às audiências, com o objectivo de garantir a sua sobrevivência e às custas dos valores cívicos e dos interesses dos cidadãos.

Nuno Goulart Brandão nasceu em 1966, é mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, doutorado em Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação, e durante 20 anos trabalhou na RTP, tendo sido um dos coordenadores gerais do Projecto Fénix de reestruturação da empresa.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Poeta do musseque

Eu Sou
o poeta do musseque
dos bairros de lata
dos dias sem água
sem luz
a minha alma é escura
a minha alma é seca
a minha tristeza é muito triste
a minha amargura é muito amarga.
A doença da vaidade
vagueando por esta cidade
de mãos dadas
com a falsidade.
A biblioteca abandonada
vestida de pano.
O rosto melancólico
estampado em cada angolano.
O poeta que traz
o realismo
o neo-realismo na caneta
vivo entre vós
mas não faço parte
deste planeta.
A verdade
como as promessas de Deus
tardo
mas nunca falho
O tudo
O nada
O sim
O não
A certeza nessa longa jornada
O filho que muito ama esta terra
O que não posso dizer
O monami que esta terra
viu nascer...

Sandro Feijó (Poeta Universal)