segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Arquitecto Souto Moura visita obra
do Coliseu de Viana do Castelo

O prestigiado arquitecto Souto Moura esteve em Viana do Castelo onde, com o Presidente Defensor Moura, efectuou uma visita de acompanhamento da obra do Coliseu, que deverá abrir no final do primeiro semestre de 2010. Durante a visita, o arquitecto acompanhou de perto o andamento da obra, que se encontra actualmente na difícil e complexa construção da laje de fundo do edifício.

A empreitada de construção, que já implicou o processo de perfuração e injecção de betão a jacto, para defender a estrutura da invasão de água junto à linha do rio Lima com a implantação de 800 colunas em betão com oitenta centímetros, parcialmente sobrepostas, passa agora pela complexidade de construção da laje de fundo, que serve de base ao edifício, que será caracterizado pela transparência do vidro.

O equipamento, desenhado por Souto Moura, terá uma área de implantação de 3.792 metros quadrados com 70,1 metros de comprimento, 54,1 metros de largura e 9,12 metros de altura. Situado junto ao rio Lima, o Coliseu estará preparado para acolher eventos de grande dimensão como festivais de música, concertos, cinema, congressos, exposições e feiras.

A capacidade do equipamento multiusos é de cerca de duas mil pessoas, podendo o número aumentar para o dobro nos casos de concertos musicais em que se assiste em pé. Para congressos e espectáculos, terá um palco com 15 por cinco metros, com capacidade de extensão até 15 por 15 metros, de acordo com as necessidades específicas de cada evento.

O Coliseu vai nascer ao lado da nova Biblioteca Municipal, projectada por Álvaro Siza Vieira, e da Praça da Liberdade, com edifícios administrativos da autoria de Fernando Távora.

Sem comentários: