quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Núcleo Museológico em Castelo de Neiva

A Câmara de Viana do Castelo (Portugal) abre domingo, pelas 11h00, mais um Núcleo da Rede de Núcleos Museológicos do Museu do Traje. Trata-se de um espaço dedicado ao Sargaço, actividade tradicional de Castelo de Neiva, em cuja antiga escola primária vai ser instalado o novo núcleo.

A abertura do espaço museológico é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal e os grupos folclóricos de Castelo de Neiva e integra ainda a inauguração do novo centro cívico da freguesia.

Este núcleo museológico integra uma exposição onde constam objectos ligados à apanha do sargaço como um palheiro de sargaço, uma jangada e utensílios diversos utilizados mas também uma mostra com imagens da apanha do sargaço em Castelo de Neiva, o visionamento de um filme sobre o sargaço, suas tradições e história e ainda a mostra dos vários tipos de sargaço e a nova colecção de sabonetes feitos com base nas algas colhidas na freguesia, e que será apresentada nesta cerimónia.

Do programa de inauguração consta uma visita à praia da Pedra Alta durante a baixa-mar a partir das 10h00 e uma apresentação, pelas 12h00, que será feita pelo Professor Doutor Leonel Pereira, do Departamento das Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, coordenador nacional do portal português de macro-algas e um dos responsável da Algoteca da Universidade de Coimbra.

O novo Núcleo Museológico do Sargaço de Castelo de Neiva integra a Rede de Núcleos Museológicos do Museu do Traje, que integra ainda os núcleos dos Moinhos de Água da Montaria, o Museu do Pão de Outeiro (cujas visitas podem integrar a cozedura de pão), o Museu Agro-Marítimo de Carreço e os moinhos de vento de Carreço (onde, em visitas organizadas, podem ser feitos piqueniques junto ao moinho com aperitivos como a famosa salada de “lamparões).

Para além do novo Núcleo Museológico do Sargaço de Castelo de Neiva, a Câmara Municipal de Viana do Castelo está também a preparar a inauguração do Núcleo Museológico da Casa das Artes / Centro Histórico de Darque e, na forja, está também um núcleo museológico dedicado ao linho, a instalar na freguesia de Perre.

Esta Rede de Núcleos Museológicos é dinamizada pelo Museu do Traje de Viana do Castelo, situado na Praça da República em modernas instalações que surgem da remodelação do edifício Estado Novo do antigo Banco de Portugal, e que organiza visitas ao espaços que, aliás, tem registado uma grande número de visitas.

Sem comentários: