quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Exposição do Ouro de Viana do Castelo
viaja até São Salvador da Bahia (Brasil)

A exposição do ouro de Viana do Castelo (Portugal), que esteve patente no Museu do Traje de Viana do Castelo e seguiu depois para o Museu Nacional de Arqueologia durante o período de assinatura do Tratado de Lisboa (Dezembro de 2007) e para a Corunha, vai viajar até à capital da Bahia, no âmbito das Comemorações do 40.º aniversário da fundação do Museu e dos 500 anos do naufrágio de Diogo Álvares – o Caramuru.

A viagem da exposição do ouro de Viana do Castelo, que estará patente entre Novembro de 2009 e Fevereiro de 2010 e será inaugurada a 05 de Novembro (data da fundação do Museu), nasceu de um convite feito pela directora do Museu com sede em S. Salvador da Bahia e foi secundado pelo Cônsul de Portugal na Bahia, por considerar que a exposição e a inauguração do monumento ao herói Caramuru seria uma excelente oportunidade de divulgar a cultura viananse e fortalecer as relações históricas e diplomáticas com S. Salvador da Bahia, com quem Viana do Castelo está geminada.

A exposição de ouro tradicional que será exposta na Bahia aborda o passado e o presente do ouro tradicional de Viana do Castelo, integrando peças como as arrecadas, os brincos à rainha e os fios de ouro, característicos dos trajes utilizados pelas mulheres de Viana do Castelo.

A mostra, que integra os trajes de Perre e Areosa devidamente apetrechados com ouro e a imagem de Nossa Senhora das Dores da Meadela, inclui ainda a exibição de um filme produzido pela Ao Norte - Associação de Produção e Animação Audiovisual que, para além das peças do ouro de Viana do Castelo, apresenta imagens das oficinas dos artífices de ourivesaria em Sobradelo de Goma e do Museu do Ouro de Travassos (Póvoa de Lanhoso).

2 comentários:

Calç disse...

Não é "São Salvador da Bahia" mas apenas "Salvador da Bahia".
São Salvador é o nome de um país sul-americano e da sua capital.

Calcinhas de Luanda disse...

Não é "São Salvador da Bahia" mas "Salvador da Bahia".

São Salvador é o nome de um país da América Central assim como da sua capital.