terça-feira, 17 de novembro de 2009

A Poesia de Timor: «de olhos Lavados»

Mais de quarenta poemas escritos em português e tétum, descrevem neste livro as emoções de uma viagem que homenageia Timor-Leste, numa ida dividida entre a saudade e a sedução de um regresso “de olhos lavados” .

A Lidel anuncia o lançamento do livro “de olhos lavados / ho matan moos”, um conjunto de poemas da autoria de António José Borges, com Timor-Leste em pano de fundo. Tendo como foco central Timor-Leste, as suas gentes e as suas paisagens, para além de outras paragens físicas e da alma, de olhos lavados, é o primeiro livro de poemas do autor e pode ser considerado como a narração lírica de uma viagem real e metafísica em que o autor pretende dar a impressão que o livro respira.

Este percurso definido, apesar de subtil, aspira a fazer o leitor sentir o que não sente. Desde o Douro até Timor-Leste, com passagens intermédias e não muito declaradas, apesar de localizadas, pela Indonésia e pela Tailândia, esta que motiva no autor um poema em pleno voo e inspirado pela reflexão, de olhos lavados termina sob o signo da saudade futura de um tempo presente e a esperança global num futuro diferente do passado.

Edição bilingue, com tradução do poeta timorense Abé Barreto Soares para Tétum, com ilustrações com colagens da artista plástica suíça Piera Zürchter, esta obra prima pela intersecção da imagem com a palavra e encerra em si uma poesia que oscila entre o concreto e o hermético, mas onde o pormenor surge sempre como núcleo do texto poético.

Urbano Tavares Rodrigues comenta esta obra como uma, “viagem iniciática, através do amor, da dádiva e do diálogo com a terra, metafórica visão de um paraíso agreste, da humildade e da escassez, “de olhos lavados” é bem a revelação de um autêntico poeta, de quem muito há a esperar.”

“a partida é sempre anterior
a sinto na alma dividida
esta caminha na cor indefinida do céu
do Douro amor rasante ao Timor de paixão tocante”


In “de olhos lavados”; pág. 15

Sem comentários: