terça-feira, 13 de abril de 2010

E os vencedores dos Pulitzer 2010 foram...

O “Washington Post”, com quatro galardões, foi o grande vencedor dos Prémios Pulitzer 2010, que nesta edição distinguiram a organização sem fins lucrativos ProPublica na categoria de reportagem de investigação e o diário local “Herald Courier”, da Virginia, com a medalha de ouro de serviço público.

Profissionais do diário “Washington Post” conquistaram o Pulitzer para melhor reportagem internacional, feature, comentário e crítica, enquanto os do “The New York Times” foram agraciados nas categorias de reportagem nacional e reportagem de análise.

A medalha de ouro para o melhor serviço público coube ao “Herald Courier”, de Bristol, na Virgínia, que divulgou um caso envolvendo direitos de exploração de gás natural em terrenos daquele Estado norte-americano.

A categoria de reportagem investigativa teve dois vencedores: a ProPublica, serviço digital de jornalismo de investigação sem fins lucrativos, com um trabalho em colaboração com a “New York Times Magazine” sobre decisões tomadas por médicos de um hospital de Nova Orleães durante o furacão Katrina; e uma equipa do “Philadelphia Daily News” que expôs malfeitorias de um grupo de agentes de uma brigada antidroga.

O Pulitzer para reportagem local foi para o Milwaukee Journal Sentinel, por um conjunto de histórias sobre as fraudes e abusos cometidos num programa de apoio a crianças de pais carenciados, enquanto a equipa do “Seattle Times” foi distinguida na categoria de breaking news pela cobertura do homicídio de quatro agentes policiais num café.

O “Dallas Morning News” foi premiado pelos seus editoriais e o cartoonista Mark Fiore, que publica no site do “San Francisco Chronicle”, viu o seu trabalho distinguido na categoria de cartoon editorial. Por fim, nas categorias fotográficas, Mary Chind, do “Des Moines Register”, venceu em “breaking-news”, e Craig F. Walker, do “Denver Post”, em fotografia feature .

Os mais prestigiados galardões de jornalismo dos EUA são atribuídos pela Universidade de Columbia, sendo o júri composto por figuras da comunicação social e áreas afins e tendo cada prémio o valor monetário de 10 mil dólares, à excepção da categoria “serviço público”, em que o vencedor recebe uma medalha de ouro.

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