sábado, 10 de abril de 2010

Prémio Literário Orlando Gonçalves 2010

Estão abertas até 25 de Junho as candidaturas à 13.ª edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves, no valor de 4987.98 euros, que este ano irá avaliar trabalhos jornalísticos (investigação ou grande reportagem) produzidos por profissionais com carteira profissional.

Instituído em 1998 pela Câmara Municipal da Amadora, este prémio terá um júri de três elementos: um da Sociedade Portuguesa de Autores, um do Sindicato dos Jornalistas e outro em representação da autarquia amadorense.

Os trabalhos a concurso devem ser enviados sob pseudónimo e traduzir acontecimentos relativos ao ano de 2009, tendo como referência a cultura e história portuguesas, os direitos humanos e a democracia, bem como reflexões sobre problemas sociais e políticos, princípios que nortearam a vida do escritor, político e jornalista Orlando Gonçalves.

Nascido em 1921, Orlando Bernardino Gonçalves foi um dos percursores do neo-realismo português e dirigiu, entre 1963 e 1994, o jornal “Notícias da Amadora”, conhecido pela oposição ao Estado Novo, antes do 25 de Abril de 1974, e pela campanha em defesa da criação do concelho da Amadora, após essa data.

Para informações mais detalhadas sobre este galardão consulte o regulamento, disponível no sítio da CM Amadora.

Sem comentários: