quarta-feira, 14 de abril de 2010

Jornalismo sobre a pobreza na Europa

A Comissão Europeia lançou um concurso de reportagem jornalística relacionado com o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, dirigido a profissionais da imprensa escrita, internet e audiovisual, com prémios nacionais (de 800 euros) e europeus (4500, 3000 e 2000 euros).

«Para abordar o problema da pobreza, precisamos de dar voz aos que são excluídos e precisamos de compreender as causas da pobreza. Ao mesmo tempo, devemos propor soluções práticas que funcionem. Os jornalistas têm um papel fulcral neste debate e foi por isso que criámos este concurso para as reportagens mais originais e informativas sobre a pobreza», afirmou o húngaro László Andor, comissário europeu para o Emprego, os Assuntos Sociais e a Inclusão.

Os interessados podem candidatar-se online até 31 de Agosto no sítio do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social (www.2010againstpoverty.eu), sendo elegíveis reportagens publicadas ou emitidas por um órgão dos 27 estados-membros, Islândia ou Noruega entre 1 de Outubro de 2009 e 31 de Agosto de 2010.

Os vencedores do concurso europeu serão anunciados numa cerimónia a realizar em Bruxelas, a 17 de Dezembro de 2010.

Sem comentários: