segunda-feira, 29 de junho de 2009

"No Inferno", de Arménio Vieira, presente
em alguns palcos brasileiros e portugueses

O Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo começa em Julho uma digressão por palcos brasileiros, cabo-verdianos e portugueses para mostrar a peça "No Inferno", baseada na obra homónima do escritor cabo-verdiano Arménio Vieira, Prémio Camões 2009.

João Branco, director artístico do grupo de teatro, adiantou que a estreia decorrerá no Rio de Janeiro, no dia em que Cabo Verde comemora 34 anos de independência, a 05 de Julho, no Festival Internacional de Teatro em Língua Portuguesa (FESTLIP), com a peça a ser apresentada novamente a 09 e 11 do mesmo mês.

No regresso a Cabo Verde, o grupo apresenta a peça dia 17 de Julho na Cidade da Praia, terra natal do autor da obra, e onde decorrerá, dois dias depois, o Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"No Inferno" integra a Semana Cultural da CPLP, que contará com a presença, já confirmada, do autor da obra agora adaptada ao teatro, aproveitando-se para homenagear o vencedor do Prémio Camões 2009.

A segunda temporada de "No Inferno" começa em Setembro em Portugal, onde será apresentada na Mostra Internacional de Teatro de Oeiras (MITO), a 04 e 05 desse mês.

No regresso a Cabo Verde, "No Inferno" será o grande destaque do Festival Mindelact 2009, com a apresentação agendada para 13 de Setembro.

João Branco, director artístico do GTCCPM, acredita no entanto que a carreira internacional de "No Inferno" continuará para além do MITO.

"O impacte do Prémio Camões atribuído ao poeta Arménio Vieira, autor da obra original, assim como o prestígio já granjeado pelo nosso grupo nas muitas participações em eventos internacionais, fazem com que muito possivelmente esta produção não páre por aqui", diz João Branco.

Para o director artístico do Grupo de Teatro do Mindelo, a qualidade cénica, dramatúrgica e o trabalho dos actores, desta que é a 43ª produção teatral, foram já alvo de grandes elogios na estreia ocorrida no Mindelo, "onde as duas apresentações souberam a pouco, tendo ficado muito boa gente com vontade de ver o espectáculo".

Sem comentários: