quinta-feira, 4 de junho de 2009

Saber contar e saber escutar... no Porto

Mestres contadores de histórias de Portugal, Brasil e Espanha, estão desde hoje reunidos no Porto, Portugal, num primeiro encontro que visa contribuir para recuperar "a tradição da oralidade, do saber contar e do saber escutar".

"É um encontro de pessoas que contam contos, populares e novos contos", explicou à Lusa Alice Prata, do ACE/Teatro do Bolhão, entidade que organiza o "Contemfesta", em colaboração com a Cooperativa Cultural Memória Imaterial e o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional.

O evento, que decorre até sábado, celebra a arte dos contadores de histórias numa festa que engloba diversas actividades, desde a música, teatro e conto tradicional, passando pelo vídeo e literatura do cordel, por workshops e formações várias, sempre no contexto do regresso e da redescoberta das origens da palavra, oral e escrita.

"O conto oral enreda-se com a festa da música, com as novas tecnologias e com a tradição da literatura de cordel", frisou.

Trata-se da dinamização de "uma verdadeira festa em família", já que se destina a vários públicos, e visa recuperar "esse conjunto de rituais, conhecimentos e práticas ancestrais", acrescentou.

As sessões de contos e música prolongam-se "noite fora", mas haverá também encontros à tarde destinados aos mais novos.

Sem comentários: