segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Autarquia de Viana do Castelo cria
Rede de Bibliotecas e catálogo online

A Câmara Municipal de Viana do Castelo (Portugal) aprovou, em reunião de executivo, o alargamento da Rede de Bibliotecas a todas as escolas do primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico e ainda do secundário e ainda a criação do catálogo colectivo online.

Trata-se de possibilitar o acesso colectivo ao acervo das diferentes bibliotecas escolares, algumas com grande valor bibliográfico, e ainda de criar uma plataforma tecnológica que permita a dinamização de empréstimos inter-bibliotecas online.

A Rede de Bibliotecas irá agora abranger todas as escolas do concelho, que ficarão online através de uma plataforma tecnológica que permite a criação de um catálogo online colectivo, visando o fomento de uma política coordenada de aquisições, a compatibilização e a troca de informação bibliográfica e a dinamização de empréstimos inter-escolas.

Desta forma, e de acordo com a Presidente da Câmara, Flora Silva, “fica facilitada a troca de livros entre bibliotecas, é facilitada a gestão da colecção das bibliotecas e é enriquecido o catálogo das bibliotecas”.

Na reunião de executivo, foi também aprovado o protocolo de cooperação com a Comissão do Plano Nacional de Leitura com o objectivo de combater a iliteracia e divulgar o livro e a leitura nas escolas e nas salas de aulas.

Para cumprir este protocolo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai apoiar financeiramente as instituições educativas com 29 mil euros, que serão utilizados na aquisição de livros para as bibliotecas escolares até 2011, um valor que será duplicado com o apoio prestado pela Comissão do Plano Nacional de Leitura.

Sem comentários: