quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Isabel Ferreira: "O Guardador de Memórias"

A escritora angolana Isabel Ferreira apresenta sexta-feira próxima o seu mais recente livro "O Guardador de Memórias" na cidade do Namibe, no quadro das festividades dos 160 anos daquela cidade, celebrados terça-feira.

Em declarações hoje à Angop, a autora afirmou que mais de 200 exemplares da obra serão postos à disposição do público local, ao preço único de três mil kwanzas.

Disse estar a ser apoiada pela administração municipal do Namibe e pela Direcção Provincial da Cultura, pelo que convida os leitores locais a comprarem o produto, tal como aconteceu em outras províncias onde o livro já circula.

A obra está disponível em Luanda, Benguela, Cabinda e na Huíla, assim como Brasil, em Portugal, EUA, Cabo Verde, Moçambique e Canadá, neste ultimo onde reside.

O livro traz um conjunto de prosas que retratam o quotidiano das mulheres na luta pela sobrevivência, contendo também aspectos humorísticos.

Grande parte dos personagens são mulheres que lidam com situações adversas, não só para sustentarem o lar, mas também para lidarem com homens polígamos.

Com 331 páginas, a obra foi inspirada em letras de músicas de artistas angolanos, daí ser uma homenagem aos mesmos e às mulheres angolanas. A autora informou, por outro lado, que o trabalho está a ser bem consumido no Brasil, principalmente pelos investigadores.

Durante a sua estada no Namibe, vai manter contacto com homens de letras, jovens escritores, jornalistas e alguns actores culturais.

Isabel Ferreira nasceu em Luanda, a 24 de Maio de 1958. Licenciou-se em direito, em Angola, e em dramaturgia na escola superior de teatro e cinema de Amadora, Portugal.

Artista há 16 anos, foi bailarina e integrou o ex-Conselho Nacional da Cultura, na década de 1980. Actualmente é membro da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP).

Do seu repertório constam os livros de poesia "Laços de Amor", lançado em 1995, "Caminhos Ledos", em 1996, "Nirvana", em 2004, e "A Margem das Palavras", em 2006. Em prosa tem publicado "Fernando D'aqu" (2005) e "O Guardador de Memórias".

Sem comentários: