quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Hildebrando de Melo expõe na Alemanha

Sete obras de pinturas, do artista plástico angolano Hildebrando de Melo "HM", estarão expostas, de 22 de Agosto a 10 de Setembro deste ano, na cidade de Bamberg, Bavaria, na Alemanha, numa amostra colectiva de arte contemporânea internacional.

No evento, promovido pela Associação Alemã "Focus Europa" e que vai integrar artistas plásticos de outros países como da Itália, República Checa e Alemanha, "HM" vai levar para este país europeu pinturas do seu projecto artístico "Struggle/M Bilu".

As obras deste projecto, concebidas em estilo supra africano, segundo o pintor angolano, que falava à Angop, retratam a necessidade de se resgatar os valores perdidos pela guerra, de modo a que haja efectivamente uma personalidade africana.

Para o artista, que faz recurso ao acrílico sobre a tela para compor as obras, a personalidade africana passa por um maior debate de ideias, uma busca constante do respeito pelo outro, pela família e pelo gosto ao trabalho em prol ao desenvolvimento.

De 30 anos e natural do Huambo, Hildebrando de Melo, participou em seminários com curadores estrangeiros de países como África do Sul, EUA e Alemanha.

É autor de seis exposições individuais e participações em amostras colectivas feitas em Angola, Portugal e Estados Unidos da América.

Vencedor do Prémio Ensarte/2004, na categoria "Juventude", uma promoção da Empresa Nacional de Seguros de Angola (Ensa), é igualmente detentor do concurso "Sona Desenhos na Areia" da empresa norueguesa do ramo dos petróleos, Nosk Hydro.

Sem comentários: