quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Jovens escritores angolanos pedem apoios

O responsável da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA) na província do Huambo, Alberto Praia, afirmou hoje, nesta cidade, que a falta de apoios para a edição de livros tem desencorajado grande parte dos jovens autores, levando muitos desses artistas a enveredarem por outras actividades.

Falando à Angop, a propósito da produção e distribuição de livros no país, o responsável disse desconhecer o número de profissionais do ramo inscritos localmente, reafirmando que a poesia e prosa têm vindo a perder espaço, por causa dessa carência.

Para si, a província do Huambo possui potencial humano para tornar-se referência no que se refere ao lançamento de obras literárias, razão por que está a ser preparada a edição de uma colectânea de poesia e romance de autores locais.

"Os nossos escritores, embora não tenham obras no mercado, demonstram qualidade suficiente para despontarem nestas lides. Estamos em condições de lançar todos os anos entre dois a três livros. Mas é preciso que hajam apoios", expressou.

Anunciou que a Brigada Jovem de Literatura já fez alguns contactos com as autoridades governamentais e como os empresários, por forma a assegurarem financiamentos para a edição do trabalho, com textos de autores nacionais.

A publicação da colectânea tem por finalidade valorizar o trabalho dos escritores desta província e estimular o gosto pela arte de escrever.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde, escritores! Sou Lucilio Manjate, escritor mocambicano.
Acho o vosso projecto uma maravilha, os nossos paises precisam de projectos desse natureza, que difundem a literatura.
Gostaria de ter uma lista de prosadores angolanos publicados a aprtir de 1990. Meu endereco electronico e cicopi07@yahoo.com.br

Espero trocar mais impressoes convosco.
Saudacoes Literarias!