segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Nancy Vieira no Festival Baía das Gatas

A cantora cabo-verdiana Nancy Vieira, cujo mais recente CD, Lus, foi em Julho passado editado mundialmente pela etiqueta espanhola Harmonia Mundi / World Village, actua no próximo Domingo, dia 9, no consagrado Festival Baía das Gatas, em Cabo Verde.

O festival, que vai já na sua 25ª edição, decorre na Ilha de São Vicente, entre os dias 7 e 9 de Agosto.

Dizer que Nancy Vieira é cabo-verdiana poderia ser uma forma de justificar a sua inata musicalidade. Mas não fica tudo dito. Da sua forma de estar e de interpretar as coisas da vida emerge um caudal de emoções que, por entre tristezas e alegrias, reflecte um pouco da sua personalidade. Não há ódio, nem raiva, nem revolta na sua voz. Em vez disso, há doçura e subtileza. Há ritmo e firmeza. Há sentimento e interpretação. Cabo Verde é inspiração. É causa e efeito no seu canto. O mundo é o auditório e parte integrante de uma miscelânea cultural que a influencia.

Tendo como ponto de partida os ritmos tradicionais de Cabo Verde, Nancy Vieira ultrapassa as fronteiras das ilhas, criando elos de ligação com sonoridades de outros pontos do mundo, em particular da América do Sul. Acompanhada por um grupo de excelentes e versáteis músicos, Nancy Vieira apoia a sua voz apenas em instrumentos acústicos, destacando-se a simplicidade e o bom gosto dos arranjos musicais.

Com três discos editados – Nôs Raça, Segred e Lus – Nancy Vieira tem cantado em Portugal, Cabo Verde e um pouco por todo o mundo. A sua voz tão peculiar tem sido pretexto para ser convidada a participar em discos e espectáculos de inúmeros artistas de entre os quais se destacam Rui Veloso, Ala dos Namorados e Dany Silva.

Sem comentários: