terça-feira, 28 de julho de 2009

Arte Brasileira no Turismo de Valença

O Posto de Turismo de Valença (Portugal) recebe a mostra de pintura / instalação / performance “”Te” Levarei Sempre Comigo...”, da artista brasileira Vera Goulart até 31 de Agosto, no âmbito da XV Bienal de Arte de Cerveira.

A artista Vera Goulart nasceu em 1954 no Rio de Janeiro. Pintora, Poeta e actriz performática. Artista autodidata, comecou a desenhar em 1967. Expõe regularmente desde 80 em mostras coletivas e individuais, em galerias e museus de diversos paises. Actualmente divide seu tempo entre o Brasil e a Suiça.

Segundo o crítico Mário Jardim "A realidade é a matéria - prima para qualquer fantasia e assim o é na produção da artista Vera Gaulart.

As suas personagens são componentes de um sofisticado quadro mitológico que acompanha a artista, há quase vinte anos, num exercício contínuo de auto-análise e particular exorcismo das memórias.

Esses seres povoam um mundo onde a dor é traduzida em cores e as cicatrizes elementos explícitos da construção fisica. Com nomes, passado e trajetórias individuais, essa comunidade do mundo sapatológico constitui - se num teatro de bonecos para a encenacão do epíco da miséria humana”.

Sem comentários: