terça-feira, 21 de julho de 2009

Artistas angolanos expõem em Israel

Uma exposição colectiva de pinturas e esculturas dos artistas plásticos angolanos Tomás Ana “Etona” e Sozinho Lopes estará patente de 3 a 15 de Agosto, em Israel, na Feira Contemporânea de Artes Plásticas de Jerusalém.

Estes criadores, que vão compartilhar o evento com artistas plásticos de outros países do mundo, vão mostrar vinte esculturas e dez pinturas, com o fim de ressaltar a cultura de Angola neste país do médio oriente.

Em declarações à Angop, Tomás Ana "Etona", refere que no conteúdo das obras a expor, durante 15 dias, estarão igualmente em abordagem questões sociais e os últimos desenvolvimentos do país em ramos como desporto e economia.

“É uma oportunidade que temos para exibir Angola em termos de arte, pelo que agradecemos a Embaixada de Angola em Israel que tudo fez para que fosse possível levar essas criações em Israel”, referiu.

Natural da província do Zaire, Etona começou a desenvolver a sua actividade artística na década de 1970, tendo feito depois o curso médio de Artes Plásticas no Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural.

Etona é especializado em escultura monumental e novas tecnologias em 1994, em Portugal.

O artista, que já proferiu palestras sobre a arte na Rússia, França, Senegal, Camarões, Turquia, EUA e Coreia do Sul, é autor de mais de 30 exposições individuais e 27 colectivas, feitas no país e no estrangeiro.

Tomás Ana "Etona", ex-secretário-geral da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), obteve em 2005 as seguintes distinções de artes plásticas: 3º Prémio Internacional, em Granada (Espanha), e 3º Prémio da Arte For Global Development, EUA.

Ainda em 2005, foi condecorado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, com a Medalha da Ordem de Mérito Civil do 1º Grau em Ouro.

Nascido a 17 de Fevereiro de 1976, igualmente na província do Uíge, Sozinho Lopes fez o curso médio de artes plásticas em 2003 no Instituto Nacional de Formação Artística (INFA).

Presente em colecções institucionais e particulares, o pintor já obteve, em 2006, a menção honrosa do Prémio Cidade de Luanda e uma distinção no concurso " Desenho na Areia" da empresa petrolífera norueguesa Nosrk Hydro.

Em 2007 foi galardoado como o segundo classificado do concurso mural de pintura da Embaixada dos Estados Unidos em Angola sobre a vida e obra do Martin Luther King (activista na luta contra o racismo nos EUA) e o Grande Prémio Ensarte de Pintura, sendo que em 2008 venceu o Prémio Cidade de Luanda em Pintura.

Foto: Um das pinturas concebidas pelo artista plástico Sozinho Lopez

Sem comentários: