sábado, 18 de julho de 2009

Concurso de fotografia para angolanos

O Banco Espírito Santo Angola prepara para o mês de Novembro deste ano a segunda edição do concurso de fotografia em parceria com a World Press Photo (WPP), inserido no projecto BESACultura.

Segundo fonte da organização, que avançou a informação hoje à Angop, o concurso, que se realiza este ano sob a designação BESAfoto2009, é reservado a angolanos residentes em Angola e no estrangeiro. O período de entrega dos trabalhos começou no dia 15 de Julho e decorrerá até ao dia 22 de Outubro.

A organização World Press Photo, uma das mais prestigiadas a nível internacional na área da foto-reportagem e da fotografia como arte, definiu os critérios de avaliação dos trabalhos.

Os prémios estão avaliados em USD 30 mil, cabendo 15 mil ao primeiro classificado, USD 10 mil ao 2º e USD 5 mil ao 3º classificado, devendo o júri atribuir ainda menções honrosas a 10 trabalhos.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 12 de Novembro. O júri do concurso será seleccionado pelo WPP e integrará quatro fotógrafos, sendo dois angolanos e dois estrangeiros, para além de um representante do BESA.

Aos candidatos interessados, a organização oferecerá a oportunidade de frequentarem um Workshop de Fotografia leccionado pelos membros internacionais do júri, que irá realizar-se de 8 a 10 de Novembro. Serão aceites apenas 12 participantes, a serem seleccionados pela World Press Photo, enquanto entidade organizadora.

De acordo com a fonte, a partir do dia 13 de Novembro as fotos vencedoras do BESA Foto2009 serão exibidas juntamente com a exposição da World Press Photo, a decorrer de 5 a 24 de Novembro no Instituto Camões, em Luanda.

A fonte acrescenta ainda que, com a interligação destas três acções e o apoio da World Press Photo, o BESAcultura pretende dar a conhecer o trabalho que vem desenvolvendo no âmbito da fotografia, não só estimulando o profissionalismo, como promovendo internacionalmente talentos angolanos. "Trata-se de uma oportunidade de levar as imagens e a cultura de Angola para o mundo", realçou a fonte.

Foto: Ben Curtis/World Press Photo

1 comentário:

Ilda Paula Chaves de Freitas disse...

oi tudo bem?
Eu quero participar nesse concurso, sei que ja é um pouco tarde, mas só ouvi a noticia ontem, será que podes dizer-me onde posso fazer a inscrição e enviar as fotos?
Agradecia muito....