sábado, 18 de julho de 2009

Novo livro de Thalita Rebouças em Portugal

A autora brasileira que vende mais livros de literatura infanto-juvenil, Thalita Rebouças, comemora 10 anos de escrita para adolescentes lançando-se no desafio de publicar o seu terceiro livro em Portugal, "Que cena professor".

Thalita Rebouças escreveu uma série de livros de crónicas com estes títulos retratando uma realidade próxima aos dos adolescentes.

Tendo lançando recentemente dois títulos em Portugal, "Que cena mãe" e "Que cena amor", que atingiram o Top 5 da Fnac portuguesa, Thalita regressa para lançar o terceiro desta colecção através da Editorial Presença.

"No Brasil, 'fala sério' é uma expressão que está na boca do povo. Como a expressão não existia em Portugal, ela foi adaptada para 'que cena'", disse à Lusa a escritora, referindo que os seus títulos têm uma conotação ambígua, de humor, deboche, ironia, mas também do "conversar seriamente".

Apesar de todos os seus livros terem que adaptar-se ao português falado em Portugal, Thalita disse que o público a recebeu muito bem.

"Adorei ler os meus livros adaptados. Fui muitíssimo bem recebida. Descobri que adolescente só muda de endereço (morada), as angústias dos adolescentes do Brasil são as mesmas dos de Portugal", confessou.

Thalita Rebouças, que atingiu a marca de 350 mil exemplares vendidos no Brasil, disse que não há fórmula para escrever para adolescentes, um público "muito específico e exigente".

"Eu escrevo para pré-adolescente e trato-os como tais. Eles não são mais crianças, não tento passar lição, não digo o que é certo ou errado, eles chegam às suas próprias conclusões. Não é um público nada fácil, pelo contrário, são muito exigentes", referiu.

Para a escritora, não é difícil escrever com coloquialidade sobre o quotidiano dos adolescentes, o desafio, admite, é inserir este público jovem na literatura.

"Quando eu me sento para escrever, sinto-me uma menina de 14 anos. A linguagem flui naturalmente com muito humor o que empolga qualquer adolescente", realçou ao destacar que este público leitor é "carente de se ver nos livros".

Neste fim de semana, no Rio de Janeiro, a autora lança o seu décimo livro "Fala sério pai", que conta com bom humor, através da personagem Malu, a relação com seu progenitor, em crónicas que acompanham a vida da personagem desde seu nascimento até os 21 anos.

Além dos seus livros, Thalita mantém um site na Internet para os leitores brasileiros e portugueses e publica em revistas para jovens no Brasil, "Atrevida", e em Portugal, "Cem por cento jovem".

O seu próximo passo é editar em língua espanhola, "pela proximidade de Portugal". Mas diz também que já pensa em um projecto para a África.

"Tenho muita vontade de ir para os países de língua portuguesa na África. Eu quero o mundo, não é pedir muito é", afirmou descontraída.

No final de Setembro, a escritora visita Portugal para passar um mês a visitar escolas, fazer contactos, e divulgar o seu terceiro livro.

Mas promete que no próximo ano estará de volta, pois quer dar "mais atenção" aos seus livros e leitores portugueses.

O seu grande desafio é tentar passar cinco horas a autografar em Portugal, assim como o fez no Brasil.

Sem comentários: