sexta-feira, 10 de julho de 2009

"Pensamentos Da Alma" lançado no Luena

Uma obra literária intitulada "Pensamentos Da Alma", do escritor angolano Ngaiele Muecheno Fundão, foi lançada hoje no Luena, capital da província do Moxico, em Angola.

Composto de 42 poemas e oito crónicas, o livro teve uma tiragem de dois mil exemplares e foi editado pela Editorial Nzila. Compilado em três anos, foi patrocínio pelo Ministério da Juventude e Desportos, no âmbito do programa Angola Jovem.

Com 119 páginas, incluiu poemas como "As Caídas das Tardes numa Cidade em Véspera de Festa", "O sonho de amar", "Menino bonito mas triste", "O Março é Mesmo das Mulheres", "A Alegria do Povo", "Leito no meu Organismo" e "O Bom e o Mal das Invenções Sobrenaturais".

Já nas crónicas, destacam-se "Reclamo Sim ao Sumo da Vida", "As Minhas Damas do Computadores", "A profissão que Custou a Vida do Tchabamba" "As Ambições dos Nossos Petizes" e "Pretendo Suicidar o Suicídio".

A obra, primeira do autor, tem uma simbiose pouco comum (compilação de poesias e crónicas), retratando o percurso do autor, como jovem, e a percepção que tem do mundo que o rodeia.

Nos poemas, escritos de forma explicativa, o autor expõe as suas ideias sobre os factos com que se tem deparado no seu dia-a-dia.

O livro é comercializado a preço de mil kwanzas.

De 29 anos de idade, Ngaiele Fundão é natural de Camissombo, província da Lunda-Norte, e vive no Luena desde os seis meses de idade. Já participou num concurso denominado Primeiros Jogos Florais do Luena", promovido pela Caleng, com a parceria da Administração Municipal do Moxico (sede), onde conquistou o primeiro lugar, na categoria de poesia.

Sem comentários: