segunda-feira, 27 de julho de 2009

Faleceu a jornalista Edite Soeiro

Aos 75 anos, faleceu a jornalista Edite Soeiro. Prémio Gazeta de Mérito, em 2006, pela sua longa carreira, iniciada em Angola, onde trabalhou na revista Notícia, Edite integrava o gabinete editorial da VISÃO quando se retirou, há cerca de dois anos.

Um misto de "mãe", professora e conselheira de gerações de jornalistas, foi chefe de redacção da revista Flama, editora de O Jornal, colaboradora do Sete, tudo antes de abraçar o projecto da VISÃO, logo na sua fundação, em 1993.

Edite Soeiro era uma mulher solidária e frontal, de espírito jovem e rebelde, amiga do seu amigo e extremamente leal. As suas qualidades humanas e profissionais conquistaram os seus camaradas nas diversas redacções onde trabalhou e, já septuagenária, era, muitas vezes, a primeira a chegar e a última a sair da redacção.

Sportinguista dos quatro costados, era uma mulher cheia de energia, tendo um carinho especial pelo desporto, bichinho que contraiu em Angola e que amava quase tanto como ao jornalismo.

Foi, inclusivamente, durante vários anos, por carolice e divertimento, uma "severa treinadora" da equipa de Futsal de O Jornal. Pelo seu exemplo e testemunho Edite Soeiro permanece viva entre os que com ela privaram e com ela aprenderam.

Sem comentários: