quinta-feira, 30 de julho de 2009

"Novos Poemas de Amor"

O mercado literário angolano, e espera-se que não só, conta desde hoje com a mais recente obra poética do escritor João Melo, intitulada "Novos Poemas de Amor", apresentada em Luanda, pela editora Chá de Caxinde e pelo Instituto Camões.

Com 60 páginas, o livro contém 40 poemas, escritos no período de 1990 a 2000, nos quais o autor mostra muita ternura e erotismo, com um movimento entre o passado e um presente reavivado.

De acordo com o apresentador da obra, Manuel Muanza, "Novos Poemas de Amor" faz uma abordagem dos romances das gerações antigas até a nova geração.

Acrescentou que o livro mostra um erotismo, mas um erotismo maduro, no qual a paixão é constantemente atravessada pela cumplicidade do tempo.

Por sua vez, o autor da obra disse que a mesma trata das questões respeitantes às diferenças sociais, possibilitando o conhecimento de uma categoria social marginalizada.

João Melo disse ainda que os poemas retratam também aspectos relacionados com a educação moral e cívica, mensagens de aproximação e união entre os povos e a reciprocidade do amor entre as pessoas, lutando pela mudança de mentalidades.

João Melo, nascido em 1955, em Luanda, é escritor, jornalista, professor universitário e deputado à Assembleia Nacional.

Publicou a primeira obra em 1989 e já foi galardoado com três menções honrosas, sendo duas no Prémio Sonangol de Literatura e uma no Prémio Sagrada Esperança.

Sem comentários: