sexta-feira, 3 de julho de 2009

Bens Nyoka lança livro "Bukama" no Uíge

O escritor angolano Bens Nyoka Abílio apresentou hoje, no Uíge, o seu primeiro livro, intitulado "Bukama", no âmbito das festividades do 92 aniversário da fundação do Uíge, assinalado quarta-feira.

A obra foi apresentada pelo jornalista Nsiona Casimiro, para quem o trabalho retrata o percurso das suas personagens, particularmente Cristina e Vunga, nascidas no município de Maquela do Zombo.

Trata-se de dois primos nascidos no momento da “derrocada do colonialismo”, onde se regista a intervenção de muitos autores políticos, no sentido de sensibilizar as pessoas para apoiarem o movimento independentista.

A obra "é contada na primeira pessoa" e tem cerca de 300 páginas, tendo sido escrita num estilo "de romance de Pepetela".

Nsiona Casimiro disse que o escritor foi inspirado para escrever este seu primeiro livro pelo nacionalista Emanuel Lanvu Norman "Nkango Angola", com o qual se encontrou em Londres.

Editado pela editorial Nzila, o livro terá mais de três mil exemplares, dos quais 500 serão distribuídos na província do Uíge.

Sem comentários: