terça-feira, 7 de julho de 2009

Livros da Lusofonia em Viana do Castelo

Carlos Pinto Coelho e Luandino Vieira são alguns dos escritores que marcarão presença na 29ª Expo-Feira do Livro de Viana do Castelo (Portugal), que decorrerá de 11 a 26 de Julho, pelo 13º ano consecutivo sob o signo da Lusofonia.

O certame contará com 60 stands, 80 editoras e 26 livreiros.

“Esta é já considerada, pelos próprios livreiros, a terceira feira do livro mais importante do País em termos de venda de literatura infanto-juvenil', disse Flora Silva, vereadora da Cultura na Câmara de Viana do Castelo.

A feira é organizada conjuntamente pela Câmara e pelo Centro Cultural do Alto Minho (CCAM), organismo que este ano decidiu instituir um prémio de literatura infanto-juvenil, destinado a autores que tenham, no máximo, um livro editado.

“É uma forma de incentivar o aparecimento de livros para os mais novos”, referiu a presidente do CCAM, Luísa Quintela.

O programa da feira contempla ainda actividades diárias de animação para as crianças, com noites temáticas.

Para o director da Divisão de Acção Cultural da Câmara, Cunha Leal, é tudo isto, associado à presença no recinto da feira das pistas de diversão e dos vendedores de pipocas, que garante o sucesso do certame junto dos mais novos e motiva a crescente procura por parte dos livreiros.

“Este ano, tivemos que ratear os espaços, porque a procura foi, de facto, muito maior”, assegurou Cunha Leal.

Na véspera da abertura da feira, tem lugar, no Castelo de Santiago da Barra, um concerto de homenagem à Lusofonia, por Cesária Évora, a cantora cabo-verdiana que é considerada a “diva dos pés descalços”.

A feira dedica dias específicos a Cabo Verde, Angola, Moçambique, Timor e Brasil, com presença de escritores, literatura e música desses países.

Nas tertúlias, e além de Carlos Pinto Coelho e Luandino Vieira, participarão ainda nomes como André Amaral e Richard Zimler.

A feira ficará também marcada pelo lançamento do livro 'Jerusalém', de Mia Couto, e por um recital de poesia pelo juiz-conselheiro Jorge Lino.

Serão igualmente lançados cinco livros sobre Viana do Castelo, assinados por autores locais.

Sem comentários: