sábado, 11 de julho de 2009

Júri do prémio de cultura e arte de Angola enaltece a forte participação da juventude

O presidente de júri do Prémio Nacional de Cultura e Artes, Mário Pinto de Andrade, manifestou hoje, na cidade do Huambo, a sua satisfação pelo envolvimento da juventude da província nas actividades artísticas do país.

Na sua visão, esta entrega dos jovens vai recrear e educar a sociedade e contribuirá para a redução do índice de violência juvenil.

A visita do júri do Prémio de Cultura e Artes ao Huambo visa esclarecer aos interessados as modalidades de outorga e incentivar maior participação da província ao certame que acontece anualmente em Novembro.

Participaram no encontro de esclarecimento 80 pessoas que se dedicam à actividade cultural na província e representantes do governo local.

Mário Pinto de Andrade explicou que o prémio foi instituído no dia 10 de Agosto de 2005, com 35 mil dólares para cada uma das sete categorias.

Com este prémio, o Ministério da Cultura pretende promover o desenvolvimento cultural e incentivar a criatividade dos angolanos.

"Não é um concurso, mas sim um prémio de avaliação da criatividade do artista, o júri só avalia o trabalho que tiver em mãos, daí a necessidade dos artistas produzirem vídeos e fotos na apresentação das suas artes " esclareceu.

Fez saber que o prémio é outorgado exclusivamente a cidadãos angolanos de forma individual ou colectiva.

O Prémio Nacional de Cultura e Artes é atribuído a sete categorias, nomeadamente literatura, artes plásticas, teatro, dança, investigação em ciências humanas, música, cinema e áudio visual.

Ao agradecer o esclarecimento do júri do prémio, o director provincial da Cultura, Pedro Chissanga, prometeu continuar a trabalhar para a melhoria da qualidade das actividades culturais na província.

Os artistas pediram mais apoio material, salas para encenação e mercado de artesanato.

No encontro de esclarecimento foram apresentadas peças de teatro, dança, poemas com grupos de adultos, adolescentes e crianças, numa actividade que alegrou o júri.

A delegação visitou uma exposição de arte no pátio da Direcção Provincial da Cultura.

Quadros diversos sobre a tradição local, peças de artesanato foram entre outras artes que preencheram a exposição.

Sem comentários: